Dicas de otimização

Meditar cerca de 10min/dia produz alterações na organização e atividade cerebral que estimula o sistema nervoso parassimpático (inibe o stress) e promove a regeneração e recuperação física.

É importante deixar o corpo descansar!

Dicas de otimização

Meditar cerca de 10min/dia produz alterações na organização e atividade cerebral que estimula o sistema nervoso parassimpático (inibe o stress) e promove a regeneração e recuperação física.

É importante deixar o corpo descansar!

SABIA QUE…

A qualidade dos alimentos e combinação nutricional é essencial para uma excelente saúde e elevada performance. Porém, há outras formas de utilizar a alimentação para regular o nosso funcionamento e bem-estar. Acertar os horários das refeições com o ritmo interno biológico é um dos pilares da OTIMIZAÇÃO HUMANA.

O organismo funciona naturalmente num ciclo de aproximadamente 24h, conhecido por RITMO CIRCADIANO. Este relógio interno é acertado diariamente, principalmente através de duas formas: a exposição à luz e horário alimentar. O seu funcionamento implica que decorram certas atividades fisiológicas durante o período de luz e outras no período sem luz solar, noite. Segundo alguma da investigação mais atualizada, o corpo parece funcionar no seu melhor quando a última refeição é feita entre as 16h-18h. O motivo parece ser que, com o desaparecimento da luz solar, o corpo começa a segregar a melatonina, a hormona que dá o tiro de partida para o processo de sono. Uma das consequências da melatonina é diminuir a atividade do pâncreas, órgão que produz insulina. A insulina tem como sua função principal transportar a glucose presente no sangue, produto da degradação dos alimentos, para as células. Como esta fica menos sensível com a noite, ou seja, menos eficiente na sua função porque a produção da melatonina está a aumentar, a glicémia sanguínea aumenta e a digestão torna-se mais difícil.

Há vários benefícios em respeitar este horário. O primeiro é que a qualidade do SONO aumenta, uma vez que a digestão, em princípio, está totalmente finalizada quando a pessoa se vai deitar (a partir das 22h); outro benefício é que há mais tempo para que o nível de GLUCOSE no sangue, que sobe sempre após uma refeição, possa baixar e, consequentemente, regressar aos valores basais. Em segundo, este horário permite ter um número de horas entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte suficiente (cerca de 12h) para que o SISTEMA DIGESTIVO recupere do esforço da atividade diária de digerir alimentos.

Se a pessoa quiser tirar partido da biologia tem de conhecer os seus ritmos internos e encontrar o horário ideal para o seu funcionamento otimizado. Através de APOIO PERSONALIZADO, de PROGRAMAS ou PROTOCOLOS da Saúde Escudeiro é possível aprender e implementar estratégias, metodologias e ferramentas para monitorizar o estado de saúde e os efeitos das várias ações de otimização, de uma forma simples e entusiasmante:

TESTEMUNHOS

Como praticante de artes marciais e musculação desde os meus 14 anos, a incidência de lesões tem sido uma situação constante na minha vida. Com o apoio da equipa da Saúde Escudeiro, tenho conseguido manter-me saudável e equilibrado dando assim continuidade às minhas práticas desportivas, tendo já evitado várias situações de lesão e cirurgias.”

Pedro Pacheco

“Em Fevereiro de 2017, fiz um traumatismo craniano, que me deixou, durante vários meses, com tonturas, fortes dores de cabeça  e perturbações de sono. Durante este período, fui seguida em neurologia e medicada, mas os sintomas não passavam. Decidi voltar a contactar a equipa da Saúde Escudeiro onde já tinha realizado consultas de osteopatia e recuperação pós-parto. Após avaliação, foi-me proposta a terapêutica com biofeedback. Fiz 12 sessões, e logo na segunda ou terceira sessão, comecei a sentir melhoras no meu estado geral de saúde. Com o acompanhamento da Saúde Escudeiro consegui regular as minhas reacções fisiológicas e emocionais e ter de volta qualidade de vida. Muito Obrigada! “

Mafalda Catarino

“Um relacionamento baseado em muita empatia e total confiança é assim que descrevo a minha ligação à Saúde Escudeiro. Conheço esta equipa desde 2007 e sempre admirei o seu excelente profissionalismo no qual destaco a parte humana com que orientam a relação paciente/terapeuta. Parabéns a todos pelo vosso trabalho!”

Margarida Canoza

This post is also available in: Inglês Francês