VISÃO

Saúde + Performance + Vitalidade

Ser a organização de referência na área da otimização humana para utentes e profissionais, contribuindo para um maior conhecimento e prática na ativação das potencialidades e dos recursos do corpo humano.

Missão

Tornar acessível a cada pessoa a otimização do seu desempenho físico e psico-emocional, utilizando os seus próprios recursos fisiológicos e libertando-se das limitações que impedem usufruir da vida em pleno.

Valores

  • Excelência

Atentos aos mais ínfimos detalhes, queremos proporcionar uma experiência marcante, que vá para além das expectativas iniciais de quem nos procura.

  • Empatia 

Respeitamos e valorizamos cada pessoa, sabendo que reconhecer os seus problemas é o ponto de partida para a sua resolução.

  • Conhecimento

Pesquisamos continuamente as áreas de intervenção em que estamos envolvidos, dominando profundamente as bases teóricas e sua aplicação prática.

  • Dedicação

Empenhamo-nos na resolução dos problemas de cada pessoa, criando um ambiente totalmente confidencial e individualizado.

  • Inovação

Acompanhamos a constante evolução do conhecimento e aplicamo-lo conscienciosamente.

  • Funcionalidade

Aplicamos o conhecimento científico e experiência clínica à realidade de cada pessoa, para que a nossa intervenção seja prática e ajustada ao seu dia-a-dia.

  • Otimismo

Criamos com cada pessoa um relacionamento próximo que, sendo sério e responsável, é também motivador e gerador de bem-estar.

  • Comunicação

Usamos técnicas e ambientes comunicacionais eficazes e motivadores, para ajudar a pessoa a integrar conhecimentos decisivos para a sua saúde e desempenho.

Pedro Escudeiro

Após completar 4 dos 5 anos da licenciatura de engenharia, formou-se em Fisioterapia e, em seguida, em Osteopatia no Reino Unido. Neste país iniciou o seu doutoramento e durante 3 anos foi docente na licenciatura de Osteopatia, em Oxford. Este percurso foi decisivo para a criação das bases do modelo terapêutico característico da Saúde Escudeiro.

Pedro Escudeiro desenvolveu este modelo não tanto por defender um paradigma de saúde natural, mas sobretudo porque cientificamente, e na sua experiência pessoal, esta é na maior parte dos casos a melhor forma, e muitas vezes até a única, de resolver definitivamente os problemas de saúde complexos dos tempos modernos.

Alegre, positivo, genuinamente acolhedor e sempre focado nas dificuldades da pessoa, procura constantemente a simbiose entre o conhecimento disponível e a sua adaptação às necessidades de cada pessoa. Nos últimos anos tem dedicado uma grande parte do seu tempo à criação da equipa clínica e ao enriquecimento e divulgação do modelo terapêutico, para poder ajudar mais utentes, de forma mais rápida e duradoura.

Teresa Garcia Escudeiro

Fisioterapeuta e osteopata, especializou-se na área da Saúde Pediátrica e da Mulher. É cofundadora da Saúde Escudeiro, enquanto espaço clínico e modelo terapêutico, dedicando uma parte do seu tempo às atividades necessárias para o seu funcionamento.

Na sequência do trabalho realizado nas suas áreas de especialização, criou um projeto clínico pessoal, integrado na Saúde Escudeiro. A sua intervenção inclui um vasto conjunto de estratégias terapêuticas que envolvem, muitas vezes, toda a família e não apenas o membro que se desloca à consulta. Sendo uma pessoa muito envolvida com os seus utentes, é frequente acompanhar os mais jovens ao longo de todo o processo de desenvolvimento, sendo requisitada pelos pais para aconselhamento e não só tratamento.

O seu perfil acolhedor, dedicado, conhecedor e alegre tornam as suas consultas num momento de excecional troca de experiências e aprendizagem.

Para consultar o projeto clínico pessoal, visitar: http://teresagarciaescudeiro.pt/

Cláudio Maroco

Formou-se inicialmente em Fisioterapia, a que se seguiu Osteopatia e um Mestrado, concluindo a seguir a sua formação em Medicina. Conjuga a sua intervenção clínica com a docência regular no ensino superior, em diversas áreas do conhecimento. A sua elevada capacidade para aprofundar assuntos relacionados com a saúde e doença humana, juntamente com os seus vastos recursos técnicos, pelas três licenciaturas concluídas, conferem-lhe uma visão única e abrangente.

É uma pessoa genuinamente envolvida com a saúde dos utentes, com uma visão e abordagem muito humana e dedicada. Tem colocado os seus conhecimentos ao serviço do modelo terapêutico da Saúde Escudeiro e contribuído para o seu refinamento.

A sua humildade e disponibilidade, sempre presentes, fazem com que seja um elemento enriquecedor dentro da própria equipa clínica e administrativa.

Sofia Lois

Formada como fisioterapeuta há mais de 30 anos e tendo trabalhado em diversas instituições de renome na área da reabilitação, cedo adicionou à sua intervenção clínica, um paradigma humanizado nos cuidados de saúde prestados. De entre as muitas formações que fez, a osteopatia e reeducação postural global permitiram-lhe expandir a sua abordagem global. Tem experiência em recuperações pós-cirúrgicas e em todo o tipo de perturbações músculo-esqueléticas e neurológicas. Caracteriza-se por ser uma pessoa sempre disponível, atenta e dedicada, procurando que cada intervenção seja uma oportunidade para eduar a pessoa em relação a bons hábitos de vida e de gestão do seu caso clínico.

Célia de Jesus Antunes Vilão

Exerce funções como Psicóloga Clínica desde 1993, tendo-se especializado na área da Psicologia Clínica e da Saúde, intervindo com crianças (10 aos 12), adolescentes, adultos e terapia de casal.

É atenta, empenhada e cuidadora, acompanhando cada pessoa no seu percurso de desenvolvimento pessoal, para que consigam descobrir novas etapas e sentir que a vida também tem “obstáculos” e desafios para se chegar às metas.

Acredita que é importante olhar para os nossos bloqueios emocionais, perceber o porquê dos medos, assim, como abrir novos caminhos para se poder estruturar novas etapas.

Na sua abordagem considera importante ser-se autónomo, ter uma boa auto-estima, para se desenvolver capacidades de auto-ajuda que resultem num maior bem estar físico e emocional.

Neste percurso, é igualmente importante que cada um se sinta motivado para aprofundar e ampliar a compreensão das suas relações pessoais, familiares e profissionais.

Consultar o percurso pessoal:

https://oficinadapessoa.weebly.com/cv-dra-ceacutelia-vilatildeo.html

Graça Azevedo

Terminou a sua licenciatura em psicologia na Universidade de Lisboa em 1991 e, desde esse momento, que procura soluções simples e eficazes para os seus pacientes, no sentido de promover o seu autoconhecimento e capacidade de auto-cura. A sua formação em diversas terapias comportamentais forneceu muitos recursos que gosta de ensinar aos seus pacientes, mas em 2015 cruzou-se com a metodologia de biofeedback e neurofeedback, que lhe trouxe uma solução não invasiva e natural. Em particular, o neurofeedback permitiu-lhe ultrapassar quadros clínicos que anteriormente considerava de difícil resolução, como a Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção, ansiedade, depressão, sono, enxaquecas ou fadiga crónica. Simultaneamente, esta abordagem não só a tornou uma terapeuta mais completa, como lhe deu uma meta na vida. A formação foi posteriormente complementada na Biofeedback Federation Europe com os especialistas de referência na área Linda e Michael Thompson (The ADDCentre, Toronto) em 2016. As técnicas de bio e neurofeedback estão muito difundidas em diversos países, nomeadamente, nos Estados Unidos, Canadá, Holanda e Alemanha.

Embora a abordagem clínica esteja centrada nesta metodologia de leitura de sinais psico-fisiológicos com o objectivo de auto-regulação, são aplicadas muitas outras técnicas que visam o relaxamento e a integração de capacidades que favorecem o bem-estar, qualidadade de vida e o desempenho psico-físico.

Para saber mais sobre o projecto clínic consultar: https://neuropsycare.odoo.com/

José Gago

José Gago é um clínico de coração e com convicção. Apesar de ter iniciado a sua actividade profissional numa área distinta, Marketing e Publicidade, sentiu no seu interior que a missão na vida teria de seguir por um caminho diferente, com um propósito maior.
O seu fascínio por compreender a natureza do Ser Humano, levou-o ao estudo da Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, acabando por formar-se pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC), em 2003. O seu modo de pensar foi natural e profundamente alterado, adquirindo um novo paradigma de vida.
A sua carreira tem sido caracterizada pelo interesse em encontrar formas de solucionar os problemas das pessoas que parecem não ter solução à vista. Na sua visão, deve haver uma ponte entre as áreas da medicina convencional e das terapias não convencionais, algo que procura sempre nas suas formações para actualização de conhecimento. Na sua forma de pensar e agir, quando estas se complementam, os benefícios para os pacientes são muito mais poderosos. Tem-se dedicado especialmente aos quadros clínicos que envolvem dor, perturbações músculo-esqueléticas, ansiedade e depressão, assim como distúrbios gastrointestinais e fertilidade.

Hugo de Castro

Hugo de Castro é licenciado em educação física e centra a sua intervenção no treino de força personalizado e aplicado à funcionalidade. Embora as suas áreas de treino tenham um foco profundo no CrossTraining, Halterofilismo e Força Funcional, a sua abordagem é abrangente aplicando-se a todo o tipo de modalidades não desportivas, assim como desportivas, recreativas ou de alta competição. Como treinador, adora ajudar os atletas a concretizarem os seus objectivos e ver o seu progresso. A actividade profissional inclui ainda a docência em diversas áreas do treino físico.

Para além de treinador e professor, é atleta de alta competição. Foi praticante de diversas modalidades, contudo foi como jogador de râguebi que percorreu todas as camadas das selecções nacionais, chegando a internacional e tendo jogado como profissional em Portugal e no estrangeiro. Nos últimos anos o halterofilismo tornou-se a sua modalidade de eleição, sendo vice-campeão do mundo de Masters em 2018, terceiro lugar no Europeu de 2019 e diversas vezes campeão nacional. Conta ainda com diversos recordes Nacionais e Ibéricos.

É apaixonado pela eficiência do movimento humano e a sua perspectiva é que a saúde só se atinge com uma robustez física e capacidade funcional que permita fazer as actividades do dia a dia, sem agredir o corpo ou gerar sobrecarga. Por isso, conjuga o treino físico inteligente, com rotinas de vida essenciais para um elevado desempenho e recuperação do esforço, como o sono, a alimentação ou métodos respiratórios.

Pedro Pacheco

Pedro Pacheco é Personal Trainer, acumulando uma experiência de mais de 20 anos com a de professor de artes marciais. Tem investido exaustivamente em adquirir conhecimento em fisiologia humana para tornar esse conhecimento em benefícios para a saúde dos seus clientes. A sua intervenção expande e muito a simples prescrição de atividade física, apoiando a pessoa na aquisição de rotinas de vida determinantes para o seu bem-estar. Está atualmente a realizar a licenciatura em Osteopatia com o objetivo de também ajudar os seus clientes com problemas clínicos.

Prof. Dr. Pedro Zuzarte

Prof. Dr. Pedro Zuzarte, é médico psiquiatra e doutorado em Medicina. É Director do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental no Hospital da Administração Interna em Lisboa e Director do programa de Terapia Assistida por Psicadélicos. Realizou o seu Doutoramento no Canadá (Universidade de Toronto) e é Professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Há muitos anos que tem centrado a sua intervenção num modelo integrativo da saúde, considerando que não é possível dissociar a saúde mental de um estado de equilíbrio orgânico, gerado por um estilo de vida saudável. Para esta visão contribuiu em grande medida a carreira militar em que se encontra, desenvolvendo muitas estratégias que aplica pessoalmente e que transmite no apoio que presta aos muitos profissionais da sua área sobre como lidar com situações de extrema exigência física, mental e emocional:
https://consultoriodepsiquiatria.pt/

HISTÓRIA

A Saúde Escudeiro nasce enquanto Projeto Clínico formal em 2010, com um objetivo conjunto: proporcionar as condições necessárias para tratar as pessoas com a dignidade e qualidade que nós – Pedro Escudeiro e Teresa Garcia Escudeiro – queríamos e sentíamos que mereciam. O nosso desejo era criarmos o ambiente terapêutico ideal para dar expressão à abordagem clínica que nós próprios gostaríamos de receber.

Enquanto profissionais, seguimos rumos distintos. A Teresa Garcia Escudeiro orientou a sua preparação para a área da Saúde da Mulher, Gravidez/Pós-Parto e cuidados pediátricos. Eu desenvolvi as minhas competências na área dos síndromes e doenças gerados pelo stress e ansiedade, nomeadamente, procurando soluções para problemas crónicos e persistentes.

Movidos pelo desejo de chegar a mais pessoas e poder ser ainda mais úteis, decidimos constituir uma equipa de colaboradores, escolhidos criteriosamente pelo seu perfil clínico e pessoal e após prestarem provas durante um longo período. Esta equipa, preparada no modelo clínico desenvolvido na Saúde Escudeiro, atua muito para além da mera prestação de cuidados clínicos. Confiamos e revemo-nos plenamente em cada um destes profissionais.

CONCEITO CLÍNICO

O Conceito Clínico começou a desenvolver-se ainda em 2001, na conclusão das nossas formações académicas de base, Fisioterapia e Osteopatia, e quando tivemos o primeiro contacto direto com a comunidade osteopática no Reino Unido.

O Conceito Clínico que caracteriza a Saúde Escudeiro é simples e resulta da nossa observação e experiência. Aprendemos que o ser humano tem capacidades extraordinárias de desempenho físico e psico-emocional, que têm de ser ativadas para usufruir da vida em pleno, em termos de saúde, performance e vitalidade. Quando a saúde física ou mental é afetada, a chave para retornar ao equilíbrio é a aplicação no dia-a-dia destas potencialidades da fisiologia humana.

O nosso foco é ajudar as pessoas a libertarem-se das limitações que impedem o seu desempenho físico e psico-emocional máximo e a tornarem-se autónomas no uso dos seus próprios recursos fisiológicos naturais. Sempre de uma forma prática, aplicada à vida do dia-a-dia; simples, sem necessidade de esforços ou conhecimentos extraordinários; e, também, motivadora.

Todo o Conceito Saúde Escudeiro está centrado em ajudar cada pessoa a ser a melhor versão de si própria, dentro do que é relevante para si mesma e a ter o estilo de vida que a preenche e mais lhe convém.

Pedro Escudeiro

This post is also available in: Inglês Francês