VISÃO

Saúde + Performance + Vitalidade

Ser a organização de referência na área da otimização humana para utentes e profissionais, contribuindo para um maior conhecimento e prática na ativação das potencialidades e dos recursos do corpo humano.

Missão

Tornar acessível a cada pessoa a otimização do seu desempenho físico e psico-emocional, utilizando os seus próprios recursos fisiológicos e libertando-se das limitações que impedem usufruir da vida em pleno.

Valores

  • Excelência

Atentos aos mais ínfimos detalhes, queremos proporcionar uma experiência marcante, que vá para além das expectativas iniciais de quem nos procura.

  • Empatia 

Respeitamos e valorizamos cada pessoa, sabendo que reconhecer os seus problemas é o ponto de partida para a sua resolução.

  • Conhecimento

Pesquisamos continuamente as áreas de intervenção em que estamos envolvidos, dominando profundamente as bases teóricas e sua aplicação prática.

  • Dedicação

Empenhamo-nos na resolução dos problemas de cada pessoa, criando um ambiente totalmente confidencial e individualizado.

  • Inovação

Acompanhamos a constante evolução do conhecimento e aplicamo-lo conscienciosamente.

  • Funcionalidade

Aplicamos o conhecimento científico e experiência clínica à realidade de cada pessoa, para que a nossa intervenção seja prática e ajustada ao seu dia-a-dia.

  • Otimismo

Criamos com cada pessoa um relacionamento próximo que, sendo sério e responsável, é também motivador e gerador de bem-estar.

  • Comunicação

Usamos técnicas e ambientes comunicacionais eficazes e motivadores, para ajudar a pessoa a integrar conhecimentos decisivos para a sua saúde e desempenho.

Pedro Escudeiro

Após completar 4 dos 5 anos da licenciatura de engenharia, formou-se em Fisioterapia e, em seguida, em Osteopatia no Reino Unido. Neste país iniciou o seu doutoramento e durante 3 anos foi docente na licenciatura de Osteopatia, em Oxford. Este percurso foi decisivo para a criação das bases do modelo terapêutico característico da Saúde Escudeiro.

Pedro Escudeiro desenvolveu este modelo não tanto por defender um paradigma de saúde natural, mas sobretudo porque cientificamente, e na sua experiência pessoal, esta é na maior parte dos casos a melhor forma, e muitas vezes até a única, de resolver definitivamente os problemas de saúde complexos dos tempos modernos.

Alegre, positivo, genuinamente acolhedor e sempre focado nas dificuldades da pessoa, procura constantemente a simbiose entre o conhecimento disponível e a sua adaptação às necessidades de cada pessoa. Nos últimos anos tem dedicado uma grande parte do seu tempo à criação da equipa clínica e ao enriquecimento e divulgação do modelo terapêutico, para poder ajudar mais utentes, de forma mais rápida e duradoura.

Teresa Garcia Escudeiro

Fisioterapeuta e osteopata, especializou-se na área da Saúde Pediátrica e da Mulher. É cofundadora da Saúde Escudeiro, enquanto espaço clínico e modelo terapêutico, dedicando uma parte do seu tempo às atividades necessárias para o seu funcionamento.

Na sequência do trabalho realizado nas suas áreas de especialização, criou um projeto clínico pessoal, integrado na Saúde Escudeiro. A sua intervenção inclui um vasto conjunto de estratégias terapêuticas que envolvem, muitas vezes, toda a família e não apenas o membro que se desloca à consulta. Sendo uma pessoa muito envolvida com os seus utentes, é frequente acompanhar os mais jovens ao longo de todo o processo de desenvolvimento, sendo requisitada pelos pais para aconselhamento e não só tratamento.

O seu perfil acolhedor, dedicado, conhecedor e alegre tornam as suas consultas num momento de excecional troca de experiências e aprendizagem.

Para consultar o projeto clínico pessoal, visitar: http://teresagarciaescudeiro.pt/

Cláudio Maroco

Formou-se inicialmente em Fisioterapia, a que se seguiu Osteopatia e um Mestrado, concluindo a seguir a sua formação em Medicina. Conjuga a sua intervenção clínica com a docência regular no ensino superior, em diversas áreas do conhecimento. A sua elevada capacidade para aprofundar assuntos relacionados com a saúde e doença humana, juntamente com os seus vastos recursos técnicos, pelas três licenciaturas concluídas, conferem-lhe uma visão única e abrangente.

É uma pessoa genuinamente envolvida com a saúde dos utentes, com uma visão e abordagem muito humana e dedicada. Tem colocado os seus conhecimentos ao serviço do modelo terapêutico da Saúde Escudeiro e contribuído para o seu refinamento.

A sua humildade e disponibilidade, sempre presentes, fazem com que seja um elemento enriquecedor dentro da própria equipa clínica e administrativa.

Sofia Lois

Formada como fisioterapeuta há mais de 30 anos e tendo trabalhado em diversas instituições de renome na área da reabilitação, cedo adicionou à sua intervenção clínica, um paradigma humanizado nos cuidados de saúde prestados. De entre as muitas formações que fez, a osteopatia e reeducação postural global permitiram-lhe expandir a sua abordagem global. Tem experiência em recuperações pós-cirúrgicas e em todo o tipo de perturbações músculo-esqueléticas e neurológicas. Caracteriza-se por ser uma pessoa sempre disponível, atenta e dedicada, procurando que cada intervenção seja uma oportunidade para eduar a pessoa em relação a bons hábitos de vida e de gestão do seu caso clínico.

Célia Vilão

Exerce funções como Psicóloga Clínica desde 1993, tendo-se especializado na área da Psicologia Clínica e da Saúde, intervindo com crianças (10 aos 12), adolescentes, adultos e terapia de casal.

É atenta, empenhada e cuidadora, acompanhando cada pessoa no seu percurso de desenvolvimento pessoal, para que consigam descobrir novas etapas e sentir que a vida também tem “obstáculos” e desafios para se chegar às metas.

Acredita que é importante olhar para os nossos bloqueios emocionais, perceber o porquê dos medos, assim, como abrir novos caminhos para se poder estruturar novas etapas.

Na sua abordagem considera importante ser-se autónomo, ter uma boa auto-estima, para se desenvolver capacidades de auto-ajuda que resultem num maior bem estar físico e emocional.

Neste percurso, é igualmente importante que cada um se sinta motivado para aprofundar e ampliar a compreensão das suas relações pessoais, familiares e profissionais.

Consultar o percurso pessoal:

https://oficinadapessoa.weebly.com/cv-dra-ceacutelia-vilatildeo.html

Pedro Pacheco

Pedro Pacheco considera a atividade física como uma das componentes essenciais para a construção de uma vida plena de bem-estar.

A sua abordagem começa no movimento correto, saudável e adequado a cada indivíduo. Através  de uma personalidade alegre e empática, apoia a pessoa na implementação de outras estratégias igualmente relevantes.

Tlm: (+351) 919 881 619

Email: pedrompacheco74@gmail.com

Graça Azevedo

Terminou a sua licenciatura em psicologia na Universidade de Lisboa em 1991 e, desde esse momento, que procura soluções simples e eficazes para os seus pacientes, no sentido de promover o seu autoconhecimento e capacidade de auto-cura. A sua formação em diversas terapias comportamentais forneceu muitos recursos que gosta de ensinar aos seus pacientes, mas em 2015 cruzou-se com a metodologia de biofeedback e neurofeedback, que lhe trouxe uma solução não invasiva e natural. Em particular, o neurofeedback permitiu-lhe ultrapassar quadros clínicos que anteriormente considerava de difícil resolução, como a Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção, ansiedade, depressão, sono, enxaquecas ou fadiga crónica. Simultaneamente, esta abordagem não só a tornou uma terapeuta mais completa, como lhe deu uma meta na vida. A formação foi posteriormente complementada na Biofeedback Federation Europe com os especialistas de referência na área Linda e Michael Thompson (The ADDCentre, Toronto) em 2016. As técnicas de bio e neurofeedback estão muito difundidas em diversos países, nomeadamente, nos Estados Unidos, Canadá, Holanda e Alemanha.

Embora a abordagem clínica esteja centrada nesta metodologia de leitura de sinais psico-fisiológicos com o objectivo de auto-regulação, são aplicadas muitas outras técnicas que visam o relaxamento e a integração de capacidades que favorecem o bem-estar, qualidadade de vida e o desempenho psico-físico.

Para saber mais sobre o projecto clínic consultar: https://neuropsycare.odoo.com/

André Leonor

André Leonor é psicólogo clínico e centra a sua intervenção no trabalho com adultos e adolescentes, com recurso ao modelo cognitivo-comportamental numa perspetiva integrativa.

No seu entendimento, cada pessoa é vista como um Ser em mudança permanente e assume que, entre as suas tarefas, está a necessidade de ajudar cada um dos seus clientes a encontrar as ferramentas necessárias para levar a cabo as mudanças que lhe permitam desfrutar da sua vida da melhor forma. As suas principais áreas de intervenção são: Depressão, Ansiedade, Ataques de Pânico, Fobias, Autoestima, Anorexia, Bulimia, Desenvolvimento Pessoal, Perturbação Obsessivo Compulsiva, Psico-Oncologia, Obesidade e Cirurgia Obesidade.

Entre os seus projetos pessoais destaca-se a devirPsicologia, cujo conceito implica uma preocupação genuína com o outro e assenta na ideia de que os momentos mais difíceis pelos quais uma pessoa passa, não são necessariamente permanentes, sendo necessário olhar para a possibilidade de mudança em cada cliente, em função dos seus desejos e aspirações.

Formado também em Filosofia, é ainda autor de vários manuais escolares desta disciplina.

Para saber mais sobre o projecto pessoal, consultar: www.devirpsicologia.pt

Hugo de Castro

Hugo de Castro é licenciado em educação física e centra a sua intervenção no treino de força personalizado e aplicado à funcionalidade. Embora as suas áreas de treino tenham um foco profundo no CrossTraining, Halterofilismo e Força Funcional, a sua abordagem é abrangente aplicando-se a todo o tipo de modalidades não desportivas, assim como desportivas, recreativas ou de alta competição. Como treinador, adora ajudar os atletas a concretizarem os seus objectivos e ver o seu progresso. A actividade profissional inclui ainda a docência em diversas áreas do treino físico.

Para além de treinador e professor, é atleta de alta competição. Foi praticante de diversas modalidades, contudo foi como jogador de râguebi que percorreu todas as camadas das selecções nacionais, chegando a internacional e tendo jogado como profissional em Portugal e no estrangeiro. Nos últimos anos o halterofilismo tornou-se a sua modalidade de eleição, sendo vice-campeão do mundo de Masters em 2018, terceiro lugar no Europeu de 2019 e diversas vezes campeão nacional. Conta ainda com diversos recordes Nacionais e Ibéricos.

É apaixonado pela eficiência do movimento humano e a sua perspectiva é que a saúde só se atinge com uma robustez física e capacidade funcional que permita fazer as actividades do dia a dia, sem agredir o corpo ou gerar sobrecarga. Por isso, conjuga o treino físico inteligente, com rotinas de vida essenciais para um elevado desempenho e recuperação do esforço, como o sono, a alimentação ou métodos respiratórios.

José Gago

José Gago é um clínico de coração e com convicção. Apesar de ter iniciado a sua actividade profissional numa área distinta, Marketing e Publicidade, sentiu no seu interior que a missão na vida teria de seguir por um caminho diferente, com um propósito maior.
O seu fascínio por compreender a natureza do Ser Humano, levou-o ao estudo da Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, acabando por formar-se pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC), em 2003. O seu modo de pensar foi natural e profundamente alterado, adquirindo um novo paradigma de vida.
A sua carreira tem sido caracterizada pelo interesse em encontrar formas de solucionar os problemas das pessoas que parecem não ter solução à vista. Na sua visão, deve haver uma ponte entre as áreas da medicina convencional e das terapias não convencionais, algo que procura sempre nas suas formações para actualização de conhecimento. Na sua forma de pensar e agir, quando estas se complementam, os benefícios para os pacientes são muito mais poderosos. Tem-se dedicado especialmente aos quadros clínicos que envolvem dor, perturbações músculo-esqueléticas, ansiedade e depressão, assim como distúrbios gastrointestinais e fertilidade.

Carmo Cabral

Carmo Cabral é nutricionista, com especial ênfase na resolução de quadros clínicos patológicos muito específicos, nomeadamente doenças auto-imunes ou anorexia, dentro do conceito de nutrição funcional e integrativa. Na sua abordagem há um foco em articular diversos aspectos da saúde, a par da alimentação, que têm efeito no metabolismo, como o sono, actividade física ou exposição solar.

Na sua perspectiva, o conhecimento enquanto nutricionista só é útil às pessoas quando as consegue compreender e ajudar a efectuar as alterações que lhes permita usar a alimentação como uma ferramenta de optimização da fisiologia. Tem um profundo entendimento da importância do sistema nervoso na regulação dos padrões alimentares. Consequentemente, procura sempre enquadrar as medidas que sugere para resolver os problemas clínicos com os hábitos e rotinas de vida de cada pessoa, facilitando assim a sua adesão ao processo terapêutico e à criação de novos comportamentos.

HISTÓRIA

A Saúde Escudeiro nasce enquanto Projeto Clínico formal em 2010, com um objetivo conjunto: proporcionar as condições necessárias para tratar as pessoas com a dignidade e qualidade que nós – Pedro Escudeiro e Teresa Garcia Escudeiro – queríamos e sentíamos que mereciam. O nosso desejo era criarmos o ambiente terapêutico ideal para dar expressão à abordagem clínica que nós próprios gostaríamos de receber.

Enquanto profissionais, seguimos rumos distintos. A Teresa Garcia Escudeiro orientou a sua preparação para a área da Saúde da Mulher, Gravidez/Pós-Parto e cuidados pediátricos. Eu desenvolvi as minhas competências na área dos síndromes e doenças gerados pelo stress e ansiedade, nomeadamente, procurando soluções para problemas crónicos e persistentes.

Movidos pelo desejo de chegar a mais pessoas e poder ser ainda mais úteis, decidimos constituir uma equipa de colaboradores, escolhidos criteriosamente pelo seu perfil clínico e pessoal e após prestarem provas durante um longo período. Esta equipa, preparada no modelo clínico desenvolvido na Saúde Escudeiro, atua muito para além da mera prestação de cuidados clínicos. Confiamos e revemo-nos plenamente em cada um destes profissionais.

CONCEITO CLÍNICO

O Conceito Clínico começou a desenvolver-se ainda em 2001, na conclusão das nossas formações académicas de base, Fisioterapia e Osteopatia, e quando tivemos o primeiro contacto direto com a comunidade osteopática no Reino Unido.

O Conceito Clínico que caracteriza a Saúde Escudeiro é simples e resulta da nossa observação e experiência. Aprendemos que o ser humano tem capacidades extraordinárias de desempenho físico e psico-emocional, que têm de ser ativadas para usufruir da vida em pleno, em termos de saúde, performance e vitalidade. Quando a saúde física ou mental é afetada, a chave para retornar ao equilíbrio é a aplicação no dia-a-dia destas potencialidades da fisiologia humana.

O nosso foco é ajudar as pessoas a libertarem-se das limitações que impedem o seu desempenho físico e psico-emocional máximo e a tornarem-se autónomas no uso dos seus próprios recursos fisiológicos naturais. Sempre de uma forma prática, aplicada à vida do dia-a-dia; simples, sem necessidade de esforços ou conhecimentos extraordinários; e, também, motivadora.

Todo o Conceito Saúde Escudeiro está centrado em ajudar cada pessoa a ser a melhor versão de si própria, dentro do que é relevante para si mesma e a ter o estilo de vida que a preenche e mais lhe convém.

Pedro Escudeiro

This post is also available in: Inglês Francês