Otimização Humana

Ativar a melhor versão de si próprio.

Indicada para todos os que não estão satisfeitos com a forma como o seu corpo e cérebro estão a funcionar ou que pretendam aumentar o seu desempenho físico e mental.

A Otimização Humana é uma abordagem clínica e científica que procura levar a pessoa a um nível de funcionamento orgânico ideal, tirando o máximo partido das capacidades fisiológicas do ser humano para gerar saúde, atingir elevada performance física e psicológica e viver uma vida plena de vitalidade.

Fazendo uso de um conjunto de estratégias, metodologias e ferramentas é possível alterar a forma como cada pessoa funciona e ajudá-la a expressar o seu máximo potencial.

Osteopatia

A ciência e arte do reequilíbrio do corpo.

A Osteopatia reconhece que o nosso corpo possui a capacidade de se auto-restabelecer. Em presença de uma disfunção, a reação do organismo é iniciar um processo de tratamento espontâneo, que não depende da vontade ou da consciência da pessoa. O osteopata amplifica, estimula e facilita a ação destes processos, potenciando o poder auto-terapêutico do organismo, de uma forma natural, eficaz e benéfica.

Esta abordagem manual pode ser aplicada num vasto número de situações que envolvam o sistema muscular, articular, neurológico, entre outros.

A aplicação rigorosa de conhecimentos científicos de anatomia e fisiologia faz da osteopatia uma ciência. Mas a exímia aplicação de uma série de princípios osteopáticos que dependem da experiência e sensibilidade do osteopata também faz dela uma arte.

Seja qual for a causa da condição há sempre algo em que a Osteopatia pode ser útil!

Fisioterapia

É essencial recuperar o movimento.

O movimento funcional é uma manifestação exterior de saúde. Por vezes, o envelhecimento, as lesões, doenças ou fatores ambientais comprometem o movimento e a função. É aqui que a Fisioterapia atua, desenvolvendo, mantendo e restituindo a capacidade funcional e o máximo de movimento possível.

Como a Fisioterapia utiliza meios terapêuticos centrados em agentes físicos, como calor ou eletroterapia, permite actuar num vasto conjunto de condições clínicas relevantes em que seja contraindicado o tratamento pelo movimento.

É também a área por excelência dos tratamentos de doenças já diagnosticadas, do foro ortopédico, reumatológico, cardio-respiratório ou neurológico. Destacam-se igualmente as recuperações pós-cirúrgicas.

Reeducação Postural Global

Reencontrar a simetria.

A Reeducação Postural Global é um método de tratamento manual que visa corrigir alterações de postura e assimetrias musculares, normalizando as tensões musculo-esqueléticas responsáveis por essas assimetrias e pela dor que as pode acompanhar.

O alinhamento postural confere ao corpo uma sensação de bem-estar inigualável, porque diminui a carga de um corpo sempre a lutar contra a gravidade.

Clínica Geral e Medicina Pessoal

O Médico de Clínica Geral Pessoal realiza uma consulta integrativa e humanística, caracterizada pela fusão entre a Medicina clássica e convencional e as abordagens mais alternativas e complementares, procurando sempre encontrar a melhor solução para o seu problema.

Estará consigo para o ajudar a tomar decisões relacionadas com o seu estado de saúde, tanto na prevenção da doença e promoção de saúde, como também na abordagem à doença aguda e/ou crónica.

A disponibilidade será total, quer em atendimento presencial, orientação por telefone ou em domicílio, quando se justificar.

Gravidez e Pós-parto

Cada mulher é única tanto na gravidez como na forma de recuperar do seu parto!

Fisioterapia Pediátrica

Somos especializados em tratamentos de bebés, crianças e adolescentes.

Osteopatia Pediátrica

Somos especializados em tratamentos de bebés, crianças e adolescentes.

Psicologia

A Psicologia é a ciência do estudo do funcionamento da mente e do comportamento. Na prática, a Psicologia une todas as dimensões do Ser Humano. Do ponto de vista da intervenção, inclui muitas áreas e dimensões de estudo e tratamento, desde patologias severas até à melhoria do desempenho da capacidade mental ou gestão emocional. Na Saúde Escudeiro esta vertente da saúde está integrada com as diversas áreas do tratamento físico e da criação de hábitos de vida saudáveis, numa perspetiva de total otimização do funcionamento do ser humano. Especificamente, a psicologia na Saúde Escudeiro inclui metodologias muito diversas, desde a psicoterapia cognitivo-comportamental ou constelações familiares, até outras mais da área da neurociência, como EMDR, hipnose ou neurofeedback. A equipa de intervenção inclui diversos clínicos de elevada experiência, tendo todos eles uma abordagem muito global e positiva da saúde mental.

Nutrição

A Nutrição é a ciência que estuda o efeito que os nutrientes têm no organismo, assim como a relação entre os alimentos e as doenças. Na Saúde Escudeiro, a Nutrição para além do seu papel de ferramenta terapêutica para tratar muitas disfunções e patologias, assume um papel mais integrativo. Esta área do conhecimento faz parte das dimensões de estimulação fisiológica que contribuem decisivamente para uma regulação de todo o funcionamento do corpo humano e aumento do desempenho físico e mental. Quando a Nutrição é combinada com outras rotinas de vida saudável, ganha relevância surpreendente, porque os efeitos são mutuamente potenciados. Uma alimentação personalizada deve fazer parte de qualquer processo de otimização do funcionamento humano, assim como da longevidade com qualidade e bem-estar.

This post is also available in: Inglês Francês