O estado em que o ser humano pode aceder às suas capacidades máximas, físicas e mentais, foi descrito como ‘FLOW’ ou ‘THE ZONE’.

É um estado que se caracteriza por um conjunto de componentes nucleares que têm de estar presentes para se poder ter este poder exacerbado, nomeadamente:

1) Os objetivos têm de ser claros, alcançáveis e totalmente alinhados com as capacidades e competências da pessoa.

2) Concentração ser absoluta, concentração dentro de um campo de atenção limitado, extremamente focado.

3) Perda da sensação de autoconsciência, há uma fusão total entre a ação, o que se está a fazer e a consciência, tornamo-nos na ação.

4) Distorção do sentido do tempo, em que ocorre uma alteração da experiência subjetiva do tempo, não damos por ele passar.

5) Feedback imediato e direto, os sucessos e fracassos são evidentes, por isso o comportamento pode ser ajustado em tempo real.

6) Há um equilíbrio entre o nível de capacidade e o desafio, ou seja, a atividade não é demasiado fácil, nem difícil, tem o nível ideal de desafio.

7) Há uma sensação de controlo sobre a situação.

8) A atividade é intrinsecamente recompensadora, por isso a ação não tem esforço.

9) Há uma perda de consciência das necessidades do corpo, a pessoa pode estar cheia de forme sem sequer dar por isso.

10) Absorção total, a pessoa está totalmente consciente na atividade em si.

Quando todas estas componentes estão presentes simultaneamente designa-se de MACROFLOW, mas podem estar apenas algumas e nesse caso ocorrem momentos de MICROFLOW, por isso, quando nos cruzamos com alguém e temos uma conversa agradável, de grande sintonia, é um momento de microflow. Em qualquer circunstância, quando estamos em flow, está-se no nosso melhor em termos de ser capaz de utilizar as capacidades físicas, gerar recursos, criar soluções, ter um fluxo de criatividade e de engenhosidade.

É este estado que todos aqueles que pretendem ser a melhor versão de si próprios procuram, onde podemos actuar não só no nosso melhor, mas ir para além disso. E estar sempre a expandir os limites.