INVESTIR NOS RITUAIS APESAR DOS HÁBITOS

Nos países ocidentais, a despesa dos Governos com a saúde centra-se essencialmente nas doenças cardiovasculares e oncológicas. Curiosamente, são duas áreas que estão extremamente associadas aos hábitos da vida moderna e da dinâmica atual da sociedade. O principal impacto decorre da fraca qualidade dos alimentos e hábitos alimentares, da privação de sono, da atividade física insuficiente, que não respeitam as necessidades fisiológicas, e presença de stress crónico, que envenena e intoxica todo o organismo.

Continuar a ler

SEJA SAUDÁVEL DIVERTINDO-SE!

Todos os dias recebemos pessoas que têm a perceção que para serem saudáveis é preciso sacrifício, esforço e desconforto. Por exemplo, em relação à alimentação, creem que terão de consumir o que não gostam.  Até certo ponto é mesmo verdade. Há um dado curioso sobre a forma como a mente inconsciente humana funciona, que é tudo menos lógica. Se uma bebida souber bem, é porque não pode ser muito saudável.

Continuar a ler

O QUE FAZER NUM ATAQUE DE ANSIEDADE parte 2

E o que aconteceria se perante o perigo, com o corpo a necessitar desesperadamente de lutar ou fugir para sobreviver, fossemos agarrados, imobilizados e impedidos de o fazer? O que aconteceria à retenção dessa energia vital profunda e imensa?

Continuar a ler

O QUE FAZER NUM ATAQUE DE ANSIEDADE

O ataque de ansiedade é um conjunto de sensações físicas conscientes, por vezes exageradamente, que vão desde a aceleração do batimento cardíaco, aumento da frequência respiratória, aperto no estômago, até a uma sensação de angústia profunda que impele a pessoa a abandonar o local em que está e a perda de controlo. Estas sensações podem provocar um imenso mal-estar e perturbação. No fundo há uma sensação de impotência, de incapacidade, como se estivessem a acontecer coisas incrivelmente absurdas.

Continuar a ler

ATENÇÃO – PROTEJA-SE CONTRA AS NOVAS PANDEMIAS

SARS-CoV-2 é um vírus que deve ser levado seriamente. A forma agressiva com que interage com o ser humano, afetando sobretudo as pessoas que têm um sistema imunitário debilitado, pela idade ou por qualquer condição clínica, diagnosticada ou não, torna-o num dos maiores desafios da humanidade. Quantas vidas irá ainda levar? Mas não é o único vírus devastador que está a circular.

Continuar a ler

Otimizar a saúde antes de engravidar

Quase todas as mulheres sentem o seu relógio biológico a fazer Tic Tac no que toca ao projeto de ser mãe, mas devido a diversas conjunturas sociais somos mães cada vez mais tarde, o que pode trazer algumas desvantagens em termos de saúde! Por isso descubra aqui, antes de acontecer essa viagem de 9 meses, quais as rotinas saudáveis que deve implementar para uma gravidez saudável e otimizada!

Continuar a ler

Otimizar através da alimentação

A alimentação tem uma influência profunda na forma como nos sentimos e comportamos. Do ponto de vista da otimização do nosso funcionamento, tem quase tanto peso como o sono, tema do artigo anterior.

Continuar a ler

NORMAS DE SEGURANÇA

A Saúde Escudeiro continua disponível para apoiar os utentes de forma presencial, nas nossas instalações. Contudo foram adotadas medidas e procedimentos de segurança rigorosos, que visam proteger os utentes e os profissionais da Saúde Escudeiro.

Continuar a ler

Seguramente, a esmagadora maioria da população vai ser infetada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), assim como foi por outros, inclusivamente do mesmo grupo coronavírus. A exposição a este vírus, quando não tem consequências desastrosas e até fatais, irá criar imunidade, pelo menos é o que se deseja. Ou seja, poder-se-á produzir dentro de cada infetado a vacina porque tantos anseiam.

Continuar a ler

A sociedade está a viver mais um grande desafio. Em 2017 foi publicado um livro em que um dos coautores é um dos principais especialistas mundiais e conselheiro do Estado Americano em saúde pública, biossegurança e doenças infeciosas. Michael Osterholm, em ‘The Deadliest Enemy: Our War Against Killer Germs’, previa não só o que se está a passar, mas também qual seria até o local de origem, China.

Continuar a ler