O Flow é um estado fisiológico em que as capacidades físicas e mentais estão exacerbadas ao máximo. Muitas pessoas já tiveram a experiência de repentinamente estarem com uma capacidade de concentração absoluta, em que a noção do tempo se altera e em que tudo o que se faz parece sair bem, mesmo quando é a primeira vez. É neste estado que ocorre a superação! A pessoa entra na ‘Zona’ (outro termo para designar este estado), sentindo uma profunda alteração da consciência.
Continuar a ler

 

Praticamente toda a gente ouviu falar de Placebo. Normalmente é utilizado como argumento para desvalorizar e desacreditar terapêuticas menos convencionais.
Continuar a ler

 

Ao longo de um dia normal vai-se acumulando muita tensão física derivada de todos os momentos de ansiedade. O sistema nervoso tem várias formas naturais e subtis de dissipar esta carga acumulada.
Continuar a ler

 

Hoje em dia são raras as pessoas que não têm o seu osteopata ou fisioterapeuta de estimação para aliviar as tensões físicas do dia-a-dia. É curioso que toda gente tem uma recomendação a fazer de algum clínico, dizendo que o seu é que é mesmo bom. Este atributo de ‘mãos mágicas’ e esperança de uma recuperação relâmpago para problemas persistentes, através de manipulações que põe tudo no sítio, são os principais critérios de avaliação da qualidade de um clínico especializado em terapia manual.  
Continuar a ler

 

O stress crónico manifesta-se na pessoa através de alterações da sua fisiologia e da sua capacidade para interagir com outros seres humanos. O ser humano é extremamente sensível ao estado fisiológico de outro ser humano, o que lhe permite ler as suas emoções e estados interiores na forma de expressões faciais, vocalizações, comportamentos, etc. É um processo que decorre mesmo sem a nossa consciência.
Continuar a ler

 

Todos temos a experiência que quando uma refeição sabe bem é difícil parar, não colocar mais um pouco na boca. E se estivermos com uma companhia agradável, ainda mais difícil se torna. Na verdade, para uma optimização da fisiologia através da alimentação tem vantagem quem não tem muita paixão por comida.
Continuar a ler

 

Uma definição relativamente consensual sobre o que é a adição, diz que a adição manifesta-se em qualquer comportamento que a pessoa deseja ardentemente, retira prazer temporário ou encontra alívio, mas que produz consequências negativas a longo prazo, para si ou para quem está perto, e em que há uma incapacidade para abandonar esse comportamento.
Continuar a ler

 

Uma das maravilhas da Natureza é a luz solar. Esta contém diferentes frequências de luz, umas visíveis e outras invisíveis, mas todas têm o poder de atravessar a pele e produzir efeitos na biologia humana. Consoante a frequência de luz, os efeitos são distintos, mas poderosos. Continuar a ler

 

O Curso de Otimização Dinâmica é uma formação que prepara a pessoa para cuidar da sua saúde, performance e a gerar a vitalidade que pretende ao longo da vida.
Continuar a ler

 

Quando estamos numa loja a ver os produtos e as assistentes de loja nos abordam perguntando se precisamos de ajuda, invariavelmente responde-se: ‘Só estou a ver, obrigado!’ Da mesma forma, quando abordamos o assunto da dor, com as pessoas que nos procuram clinicamente, naquilo que ela é, um fenómeno do cérebro, a resposta que obtemos é: ‘Mas a mim dói-me mesmo!’
Continuar a ler