Um dos grandes problemas da ansiedade, seja gerada por trauma ou stress crónico (sobrecarga), é produzir na pessoa uma desconexão, uma separação em relação às sensações físicas geradas no interior do corpo. Esta desconexão é fonte de muitos problemas físicos, emocionais, relacionais ou comportamentais.
Continuar a ler

Há uma ideia que se tem veiculado nas comunidades que procuram elevada performance ou saúde que sujeitar o corpo a stress é benéfico. Um mantra frequentemente proferido é ‘O corpo tem de ser castigado para ficar forte e resiliente’, que se celebrizou na língua inglesa através da expressão: ‘No pain, no gain’. É verdade!
Continuar a ler

Num questionário realizado pela Saúde Escudeiro com dezenas de participantes perguntava-se se o inquirido tinha dificuldade em reconhecer as emoções das outras pessoas.
Continuar a ler

O Flow é o estado fsiológico em que as capacidades do ser humano estão mais exacerbadas, quer fsicas, quer mentais. Há diversos gatlhos que induzem o estado de Flow. Continuar a ler

A ansiedade nas crianças pode ser muito subtil, tão subtil que facilmente certas reações podem ser classificadas como de falta de educação, desobediência ou indisciplina. Seja por que motvo for, a ansiedade deriva sempre de um desequilíbrio do sistema nervoso. Há na sua base um estado neurofisiológico que gera comportamento de fuga, de luta ou de apatia.

Continuar a ler

 

Para se ter sucesso em manter uma saúde e performance extraordinárias é necessário monitorizar alguns parâmetros fisiológicos. Sabendo o que está a acontecer ao organismo, podem-se tomar decisões conscientes. Um dos parâmetros mais relevantes é o nível de glucose no sangue. Continuar a ler

 

No Projeto de Otimização Humana da Saúde Escudeiro utilizamos um conjunto de estratégias, metodologias e ferramentas que têm dois objetivos combinados. Continuar a ler

 

Muitas das queixas das pessoas, quando recorrem aos nossos serviços na Saúde Escudeiro, não se podem caracterizar como uma entidade clínica medicamente reconhecida. Mesmo depois de vários testes e exames. Contudo, este tipo de queixas encaixa perfeitamente no aglomerado de perturbações que tem como causa o desequilíbrio fisiológico.
Continuar a ler

 

O estado de Flow caracteriza-se, entre outros elementos, por um estado de concentração absoluta, em que se perde inclusivamente a noção do tempo ou de si próprio. Há uma imersão total na tarefa que se está a realizar. O segredo desta imersão está no envolvimento cognitivo que a tarefa exige. Este é um estado altamente recompensador e positivo, em que se está no máximo das capacidades psicológicas e físicas.
Continuar a ler

 

Quando as nossas necessidades mais básicas de sobrevivência (segurança, financeiras, etc.), de relacionamento (conexão, atenção, pertença, etc.) ou auto-estima (reconhecimento, estatuto, crescimento profissional, etc.) não são satisfeitas, geram stress crónico. E geram-no porque têm por detrás o medo. Continuar a ler