Viajar interiormente

Nós vivemos num país extraordinário porque, apesar da sua pequenez, tem uma variabilidade de paisagens e subculturas incrível.

Como tanta coisa na vida, dentro de algo negativo, há aspectos positivos a retirar. Um dos elementos mais importantes para se viver com estilo é ter a mentalidade de conseguir ver o bom do mau.
Infelizmente, este país maravilhoso está desertificado nas regiões do interior. Este é o aspecto negativo.

Mas por esse mesmo motivo fornece-nos amplas possibilidades de estarmos isolados, em contacto connosco próprios e em conexão com a Natureza. É a face positiva!

Viajar pelo interior de Portugal dá-nos assim a oportunidade de viajar interiormente, dentro de nós.

E porque é tão importante virarmos os sentidos para dentro, procurando o isolamento e o estar na Natureza como parte de um processo de optimização da saúde e performance?

Uma das necessidades mais básicas do ser humano é fornecer ao corpo o que precisa para estar equilibrado fisiologicamente, através da alimentação, do sono, da respiração ou do movimento. Estas são necessidades físicas, puramente orgânicas. Apenas quando paramos e nos isolamos, não no sentido da inactividade, mas de dar intencionalmente atenção ao mundo das sensações físicas, é que estas se tornam aparentes. No fundo é como se o corpo só comunicasse as suas necessidades quando bloqueamos todo o ruído à nossa volta, na forma de afazeres, solicitações, responsabilidades, etc.

Quando estamos atentos a nós próprios, algo que a Natureza favorece, adiciona-se uma nova acção de optimização. Na Natureza não há qualquer reboliço ou agitação, apenas tranquilidade e paz.
Este ritmo é tão poderoso e contagiante que nos induz o apaziguamento e a contemplação de forma
espontânea.

O efeito é tão hipnótico, que o sistema nervoso no seu todo se equilibra, reduzindo o stress crónico de forma quase mágica. Apenas quando o sistema nervoso está equilibrado, sem stress crónico, é que a saúde emerge naturalmente. Neste estado alcançamos o nosso melhor do ponto de vista fisiológico e também em termos de clarificação da visão para a vida, de nos focarmos no essencial,
consequentemente manifestando criatividade e capacidade de encontrar soluções para as dificuldades.

Isso permite descobrir e fortalecer a identidade, trazendo sentido à vida.

Se durante o período em que estamos voltados para nós próprios, em conexão com a Natureza, adicionarmos uma alimentação leve, frugal e natural, uma respiração tranquilizante e profunda, um sono natural regulado pelos horários do sol e noite e actividade física moderada e regular, conseguimos ter uma sensação de bem estar indescritível, que nos dá anos de vida com qualidade.

Do ponto de vista fisiológico o que está a ocorrer é que estas acções levam o corpo e o cérebro para um estado de total Segurança, inibindo os estados de reactividade, vulnerabilidade e defensivos que levam ao stress crónico. Em Segurança há uma regulação das funções do organismo promovendo a regeneração e recuperação, bem como a inibição de certas áreas cerebrais, bem como a activação de outras, onde se encontram as funções que permitem viver no mundo moderno com sucesso e sem sobrecarga.