A qualidade dos alimentos e combinação nutricional é essencial para uma excelente saúde e elevada performance. Porém, há outras formas de utilizar a alimentação para regular o nosso funcionamento e bem-estar. Acertar os horários das refeições com o ritmo interno biológico é um dos pilares da otimização humana.

O organismo funciona naturalmente num ciclo de aproximadamente 24h, conhecido por ritmo circadiano. Este relógio interno é acertado diariamente, principalmente através de duas formas: a exposição à luz e horário alimentar. O seu funcionamento implica que decorram certas atividades fisiológicas durante o período de luz e outras no período sem luz solar, noite. Segundo alguma da investigação mais atualizada, o corpo parece funcionar no seu melhor quando a última refeição é feita entre as 16h-18h. O motivo parece ser que, com o desaparecimento da luz solar, o corpo começa a segregar a melatonina, a hormona que dá o tiro de partida para o processo de sono. Uma das consequências da melatonina é diminuir a atividade do pâncreas, órgão que produz insulina. A insulina tem como sua função principal transportar a glucose presente no sangue, produto da degradação dos alimentos, para as células. Como esta fica menos sensível com a noite, ou seja, menos eficiente na sua função porque a produção da melatonina está a aumentar, a glicémia sanguínea aumenta e a digestão torna-se mais difícil.

Há vários benefícios em respeitar este horário. O primeiro é que a qualidade do sono aumenta, uma vez que a digestão, em princípio, está totalmente finalizada quando a pessoa se vai deitar (a partir das 22h); outro benefício é que há mais tempo para que o nível de glucose no sangue, que sobe sempre após uma refeição, possa baixar e, consequentemente, regressar aos valores basais. Em segundo, este horário permite ter um número de horas entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte suficiente (cerca de 12h) para que o sistema digestivo recupere do esforço da atividade diária de digerir alimentos.

Se a pessoa quiser tirar partido da biologia tem de conhecer os seus ritmos internos e encontrar o horário ideal para o seu funcionamento otimizado. Através de apoio personalizado, de programas ou protocolos da Saúde Escudeiro é possível aprender e implementar estratégias, metodologias e ferramentas para monitorizar o estado de saúde e os efeitos das várias ações de otimização, de uma forma simples e entusiasmante.