Há um processo biológico essencial que ocorre regularmente a cada 24 horas com  uma duração natural de cerca de 7-9 horas, começando poucas horas após o sol se pôr, o mais tardar pelas 22 horas. Este processo é inconsciente e a saúde e a performance estão totalmente dependentes dele.  Este processo chama-se Sono. 

A partir das 18 horas, aproximadamente, o cérebro começa a diminuir a sua atividade natural, preparando-se para a fase de dormir. Se após este período o cérebro for estimulado através de alguma ação excitante, como atividade física intensa, irá ter um impacto negativo muito relevante na qualidade do Sono. O grande perigo é que nem sempre a pessoa consegue sentir o efeito nocivo que tem. Culturalmente, é muito comum ser a partir do final da tarde que há tempo para a pessoa fazer o seu exercício, que também é um elemento essencial na qualidade de vida e bem-estar. Quando é esse o caso, há que tomar certas precauções para minimizar o efeito negativo.

A primeira cautela a ter é manter a intensidade da sessão relativamente baixa a moderada. Desta forma não há um esforço excessivo por parte do cérebro em contrariar o seu estado natural de desativação. Em segundo lugar, deve manter-se afastado de luzes intensas de cor branca (luz azul), pois esta exposição é provavelmente o factor isolado que mais influencia a regulação do ritmo circadiano, que está por detrás do Sono.

Outra ação importante, é deixar no mínimo 3 a 4 horas antes de se deitar. E neste período deverão ser feitos todos os esforços para baixar decisivamente a actividade cerebral, como refeição muito ligeira e energeticamente leve, manter a casa com luzes amarelas ténues ou ter atividades que não sejam excitantes ou perturbadoras. O final do dia deverá ser tornado num momento preparatório do Sono, o que implica desenvolver um estado mais consentâneo com o que se está a passar internamente no organismo, que é um recolhimento, um abrandar, um conservar de energia.

A arte de viver está em equilibrar as necessidades do organismo, com a dinâmica da sociedade em que queremos viver. Com algum conhecimento e pequenos ajustamentos é possível!