Ao longo de um dia normal vai-se acumulando muita tensão física derivada de todos os momentos de ansiedade. O sistema nervoso tem várias formas naturais e subtis de dissipar esta carga acumulada.

Duas das mais conhecidas são abanar/tremer a perna e outra é executar movimentos rápidos e repetitivos de bater suavemente com a mão numa superfície, por vezes até no próprio corpo. Este movimento leva à eliminação da energia acumulada no corpo, para reequilibrar o sistema nervoso. Um movimento extremamente eficaz para levar ao equilíbrio do sistema nervoso é produzir uma oscilação do corpo em que a cabeça se movimenta desfasadamente ao movimento do tronco. Uma forma de produzir este movimento é estar sentado ou em pé e oscilar o tronco para a frente e para trás, ou lateralmente, de pequena amplitude, como uma onda que atravessa o corpo. Crianças autistas têm muitos movimentos deste género que funcionam para descarregar a tensão nervosa própria do seu desequilíbrio do sistema nervoso autónomo.

Tirando alguns momentos durante o dia, cinco minutos que seja, ou sempre que se sentir em sobrecarga, e realizar este exercício permite diminuir intensamente os efeitos negativos da tensão acumulada.