No Projeto de Otimização Humana da Saúde Escudeiro utilizamos um conjunto de estratégias, metodologias e ferramentas que têm dois objetivos combinados.
Um é eliminar ou minimizar as barreiras que impedem os mecanismos naturais do organismo de ocorrer. Um exemplo de como se pode inadvertidamente impedir que as capacidades naturais do organismo funcionem em benefício da pessoa é no tempo que se disponibiliza para dormir. Vamos imaginar que a pessoa necessita de 8 horas de sono, de qualidade, para poder tirar partido máximo desse processo regenerativo e só dorme 6 horas. Está a impedir que o corpo tenha as suas necessidades preenchidas. O segundo objetivo na otimização humana é estimular esses mesmos mecanismos naturais, para que a pessoa fique mais resiliente e se consiga adaptar melhor às exigências da vida. O duche de água fria é um exemplo para criar resiliência através de expor o corpo a um stress agudo moderado, levando-o a produzir substâncias que fortalecem o sistema imunitário, sendo também analgésicas e anti-inflamatórias e que promovem a vitalidade geral.
Um dos pilares do sucesso desta intervenção é a combinação progressiva de várias ações de otimização. Há oito dimensões de ações que utilizamos, umas aplicadas por nós outras sugeridas à pessoa para poder implementar na sua rotina diária. Elas são o sono, alimentação, respiração, atividade física, fotobiomodulação (utilização de diversas frequências de luz), temperatura, tratamento físico e equilíbrio do sistema nervoso. Se isoladamente qualquer uma já tem efeitos muito positivos, quando articuladas entre si, de uma forma que seja relevante para a pessoa, os benefícios são mais profundos, abrangentes e duradouros.
Aproveite o seu potencial para poder tirar partido do que a vida tem para oferecer, aprendendo a usar as capacidades naturais!