Muitas das queixas das pessoas, quando recorrem aos nossos serviços na Saúde Escudeiro, não se podem caracterizar como uma entidade clínica medicamente reconhecida. Mesmo depois de vários testes e exames. Contudo, este tipo de queixas encaixa perfeitamente no aglomerado de perturbações que tem como causa o desequilíbrio fisiológico.
Embora a dor e os desconfortos físicos sejam a face mais notória e o motivo real para a pessoa procurar ajuda, durante a sessão há uma perturbação que, apesar de não ser reconhecida como tal, é na verdade o distúrbio que revela o colapso da biologia. Quando há desequilíbrio fisiológico nem toda a gente sente ansiedade, dor e tensão muscular, inchaço abdominal, problemas digestivos ou perturbações de sono, mas todos sentem fadiga e falta de vitalidade. Estas sim são as queixas relevantes. Quando o organismo não é capaz de gerar energia suficiente para os seus processos metabólicos, nada pode funcionar bem.
Os motivos para se ter fadiga e falta de vitalidade podem ser muitos e deverão ser sempre investigados. Basta que seja um incómodo ligeiro para já justificar uma consulta com um clínico especializado. Em primeiro lugar ter-se-á de investigar a presença de qualquer patologia. Se esta for excluída, há que fazer um levantamento de vários parâmetros que indicam o que se está a passar fisiologicamente, determinando o nível de sobrecarga do organismo. As rotinas e hábitos de vida, assim como o que se está a passar na vida da pessoa são elementos a levar em conta. Podem haver problemas a nível profissional ou familiar que colocam a pessoa em stress crónico e, consequentemente, podem estar a impedir a pessoa de ter o que necessita para funcionar bem. Só então é possível desenvolver uma estratégia de solução.
Muitas pessoas creem que se as circunstâncias forem a causa dos problemas e se estas não podem ser alteradas, nada há fazer. Mas não é verdade. Em alturas de maior desafio é muito importante que a pessoa se fortaleça e equipe para suportar os desafios com o menor dano possível. Esta é uma das vertentes da Otimização Humana, que intervém em situações de extrema exigência física e psicológica.
Não aceite a fadiga e a falta de vitalidade como algo normal e inevitável, porque não é!