O estado de Flow caracteriza-se, entre outros elementos, por um estado de concentração absoluta, em que se perde inclusivamente a noção do tempo ou de si próprio. Há uma imersão total na tarefa que se está a realizar. O segredo desta imersão está no envolvimento cognitivo que a tarefa exige. Este é um estado altamente recompensador e positivo, em que se está no máximo das capacidades psicológicas e físicas.
Há muitas atividades que induzem o estado de Flow. Uma dessas atividades que não é suficientemente reconhecida e até é diabolizada, pelo seu cariz aditivo e excessivamente envolvente, é a área dos jogos, especialmente de vídeo, com especial relevo para as que envolvem tecnologia de realidade virtual. Esta tecnologia e a forma como os jogos são desenvolvidos permitem aceder de forma muito fácil, e sem riscos praticamente, à experiência de Flow. E quando se está neste estado, todos os outros estímulos internos e externos são inibidos, há um controlo pleno da atenção.
Uma das áreas que tem sido explorada na comunidade científica é precisamente a natureza envolvente dos jogos para tratar situações de ansiedade ou mesmo dor. Ao recrutar a atenção total, são bloqueados estímulos dolorosos e de ansiedade, permitindo assim diminuir acentuadamente o seu efeito negativo. Para quem sofre de dor persistente ou é insistentemente vítima de memórias, pensamentos ou emoções perturbadoras, esta ferramenta é extremamente útil. Em muitos casos, bastam apenas alguns minutos por dia de jogo para se conseguir bloquear estes estados que incapacitam para as tarefas do dia-a-dia.