A praia oferece uma oportunidade excecional para aumentar a resiliência psicológica e física e diminuir o stress crónico. Deixamos quatro sugestões simples, usando a temperatura, a fotobiomodulação, a atividade física e a respiração. Cada uma destas ações por si tem efeitos extremamente benéficos, contudo, quando combinadas, os seus benefícios são amplificados extraordinariamente.

Temperatura – banhos de contraste. Assim que se sente suficientemente quente, vá ao banho e permaneça cerca de 5 minutos ou até sentir hipotermia (começar a tremer). Saia da água e quando estiver novamente a sentir-se bem quente, repita o processo. A entrada na água pode ser feita de duas formas. Pode adaptar o corpo à água fria ou entrar repentinamente. Esta segunda forma tem riscos maiores, pois provoca uma reação de stress que pode ser prejudicial para quem tem problemas cardíacos, tem uma carga alostática muito elevada (stress elevado), tem dificuldade em suportar o frio ou está em processo de digestão. Contudo, excluindo alguns problemas, tem alguns benefícios muito interessantes.

Os benefícios da exposição à temperatura extrema estão na produção de hormonas de stress, assim como de proteínas de choque de frio e calor. Em conjunto, estas substâncias não só protegem de stress, como aumentam a resiliência geral. Outro benefício dos banhos de contraste é que o corpo deixa de ser tão sensível ao calor extremo e ao frio extremo. A qualidade do sono também pode melhorar com a exposição à temperatura extrema.

Fotobiomodulação – a luz tem duas vias de influenciar positivamente o nosso organismo. A primeira é a penetração da luminosidade através do olho que vai ser captada pelo núcleo supra-quiasmático, uma pequena estrutura cerebral, responsável por marcar o ritmo circadiano, ou seja, o ciclo noite-dia. Para se poder aproveitar ao máximo esta estimulação é necessário evitar os óculos escuros durante o período da manhã até ao final da tarde. A partir do final da tarde a sua utilização já pode ser benéfica, pois vai preparando o cérebro para o processo noturno do sono, diminuindo a estimulação visual. A segunda via de influência é a exposição solar através da pele, que deve estar pelo menos 40% da sua área corporal exposta diretamente ao sol. Quando a pele começa a mostrar sinais de vermelhidão, ou seja, ficar rosada deve-se proteger na sombra, com roupa ou protetor, pois a partir daí é prejudicial.

Os principais benefícios têm a ver com a regulação dos ritmos biológicos, como a produção hormonal, ativação genética, regulação da temperatura, etc. Um dos impactos mais marcantes de respeitar e a acertar os horários com o ritmo circadiano é na qualidade e quantidade do sono, que aumenta, assim como a vitalidade, a disposição e a performance física e mental.

Atividade física – jogar raquetes, caminhar ou nadar são algumas atividades que fazem parte de uma ida à praia. O movimento estimula a circulação de fluídos no corpo, a produção hormonal que diminui diretamente o stress crónico e a ativação de genes que produzem proteínas que promovem a regeneração, crescimento e proteção de células cerebrais.

Os principais benefícios são na sensação de bem-estar, longevidade, regulação do sono e no aumento da capacidade física e mental para as atividades do dia-a-dia.

Práticas respiratórias – permanecer imerso em água, com uns óculos de mergulhador/nadador, sem respirar enquanto for confortável, é uma forma excelente de tirar partido da tranquilidade no meio aquático. Em alternativa, caminhar na praia, e fazer apneias. Deitar o ar fora, bloquear a respiração e sem deixar entrar qualquer ar aguentar até sentir uma forte necessidade de inspirar. Nesse momento inspirar e expirar pelo nariz até regularizar a respiração. Repetir a sequência durante cerca de 20 minutos no total.

Os benefícios desta prática de apneia são de aumentar a tolerância à presença de dióxido de carbono no organismo e aumento do aporte de oxigénio do sangue para os tecidos, melhorando decisivamente o funcionamento do metabolismo.

O nosso programa ‘Supervit’ engloba estas e muitas outras ações de otimização:

Programa SUPERVIT