Sabe qual é a principal causa de morte em Portugal? São as doenças cardiovasculares, principalmente o Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). E mesmo quando não mata, tem consequências devastadoras na qualidade de vida, do próprio e da família. Estas patologias afetam cada vez mais pessoas com menos de 50 anos e refletem um desequilíbrio prolongado do organismo, manifestando-se gradualmente com o tempo. O desequilíbrio pode ser detetado atempadamente através da identificação de fatores de risco. Os principais são a Hipertensão Arterial e o Colesterol elevado. 

As doenças cardiovasculares resultam de uma combinação de stress crónico com opções incorretas no estilo de vida, nomeadamente através de um regime alimentar nocivo, atividade física insuficiente e consumo de tabaco.

A razão por que o stress crónico e más opções de estilo de vida provocam uma sobrecarga no sistema vascular, a ponto de gerar doenças, tem a ver com a forma como o nosso corpo responde a estes estímulos. Sempre que o nosso organismo está perante uma situação que ameaça o seu equilíbrio interno, inicia uma resposta de stress que leva ao aumento da frequência do batimento cardíaco e consequente aumento do volume sanguíneo nos vasos, o que irá gerar uma tensão arterial mais elevada. O stress crónico provoca muitos momentos destes. Se as grandes artérias no coração e no cérebro, para além deste aumento de pressão tiverem depósitos acumulados nas suas paredes, placas de gordura (ateromas), constituídos por colesterol e outras gorduras, a situação agrava-se. Por um lado estas placas diminuem a flexibilidade dos vasos sanguíneos para acomodar o aumento do volume de sangue, aumentando a pressão interna, e por outro, devido à pressão da passagem do sangue, podem fraturar e soltarem-se fragmentos na forma de trombos, que viajam pelos vasos até não poderem passar e entupirem um, provocando a privação de oxigénio que produz o enfarte do músculo cardíaco ou o acidente vascular no cérebro.

Se levar uma vida saudável e manter o stress em níveis ideais não é possível, por falta de motivação/meios ou por não haver alternativa, por exemplo, por circunstâncias de vida que não se podem controlar, torna-se imperioso minimizar a agressão da combinação ‘stress crónico-estilo de vida nocivo’.

Sabe se tem os fatores de risco cardiovascular? O controlo destes fatores de risco é importante e o seu Médico pessoal vai ajudá-lo a identificar o seu estado fisiológico geral e as estratégias de resolução que melhor se ajustam às suas necessidades.

Venha à Saúde Escudeiro para conhecer soluções de otimização da sua fisiologia que não passam apenas por medicação e que combinam conhecimentos médicos, científicos, tecnologia inovadora e métodos naturais:

Clínica Geral e Medicina Pessoal